Blog do GB

Quais as soft skills mais desejadas pelo mercado tech?

16 de dezembro de 2020

Atualmente, as soft skills são tão ou mais necessárias que as habilidades técnicas ou, pelo menos, é isso que garante uma pesquisa realizada pela CareerBuilder. Aliás, dos mais de 2 mil profissionais de RH entrevistados, 77%  deles acreditam que as soft skills são tão importantes quanto às competências técnicas e 16% chegaram a afirmar que  o comportamento se sobressai em relação ao conhecimento na hora da entrevista.

E, em um segmento tão competitivo como o da tecnologia, saber se destacar é algo fundamental. Por isso, no artigo de hoje, trouxemos algumas das soft skills mais desejadas pelo mercado. Não deixe de conferir e começar, hoje mesmo, seu crescimento profissional!

Visão analítica para tomada de decisões estratégicas

O futuro exige profissionais que saibam interpretar dados e tomar decisões muito bem fundamentadas. Mas, com tantas informações disponíveis, os novos profissionais deverão ter capacidade para analisar o cenário como um todo e tomar decisões mais acertadas. Ou seja, você precisará analisar números e tabelas, cruzar dados, encontrar insights, procurar por soluções funcionais e saber utilizar o Big Data ao seu favor. 

Criatividade

Os profissionais criativos sempre foram e sempre serão bem-vindos nas empresas, sobretudo na área tech. Afinal de contas, a capacidade de propor ideias “fora da caixa” é uma habilidade extremamente necessária para quem quer se manter competitivo no mercado. Também vivemos em um cenário de mudanças aceleradas, por isso, os talentos que tiverem criatividade para responder rapidamente aos desafios terão mais destaque.

Até mesmo porque a programação, por si só, já exige muito raciocínio lógico e imaginação. Mas não existe uma fórmula mágica para desenvolver a criatividade. O melhor caminho continua sendo o de testar, errar, aprender algo novo e refazer. Afinal de contas, é assim que adquirimos novos insights e conhecimentos. Mas para facilitar esse processo, uma boa ideia é desenhar e trabalhar com jornadas do consumidor e mapas de empatia, por exemplo.

Comunicação assertiva

Quando falamos em mercado de trabalho, saber se comunicar e passar informações relevantes de forma clara, objetiva e coesa é fundamental para qualquer pessoa.

Só assim você garantirá um fluxo harmonioso de informações e de trabalho.

Uma forma de fazer isso é sabendo criar um pitch ou uma apresentação poderosa, na qual você consiga expressar bem suas ideias contando apenas com poucos minutos de execução. Além disso, saber fazer um bom pitch – seja para conseguir investidores ou "vender seu peixe" como profissional  – é um diferencial importante no mercado. 

Saiba mais aqui.

Inteligência emocional

Pode parecer só um termo da moda ou um papo de coach, mas a verdade é que a inteligência emocional é algo que está cada vez mais em alta. Afinal de contas, saber reconhecer suas emoções e trabalhar com empatia é imprescindível para o sucesso de qualquer equipe. Além disso, ela também nos ajuda a entender a dimensão dos nossos próprios sentimentos, o que nos permite tomar decisões mais racionais e equilibradas. 

Saiba mais acessando esse link da Conquer, uma das referências no assunto

Mas o que o GB Tech espera de mim?

Aqui, no GB, buscamos pessoas com perfil questionador e inconformado, que saibam identificar as oportunidades e conseguir utilizar as tecnologias de formas diferentes e ao nosso favor. Além disso, ter visão propositiva, não questionar só por questionar, ter flexibilidade para aprender e trabalhar com diferentes tecnologias, possuir interesse em novas ferramentas, boa comunicação pessoal, buscar resultados e gostar de trabalhar em equipe e/ou de compartilhar conhecimentos também são diferenciais importantes por aqui.

Isso porque nós fomentamos muito a autonomia e o protagonismo dos nossos colaboradores, principalmente quando falamos em aprendizado. Temos, por exemplo, uma super abertura entre lideranças e colaboradores, através de conversas, 1:1, mentorias etc. Além de algumas ações pontuais e específicas que estão dentro do Educa GB.

Por fim, nossa dica para quem quer se desenvolver é: busque sempre aprender, mesmo que por conta própria, novas tecnologias. Tenha, por exemplo, um github com projetos pessoais, seja curioso e esteja disposto a colocar em prática o seu aprendizado.

Por fim, mantenha os canais especializados no seu radar

As tendências de tecnologia estão sempre presentes em blogs, redes sociais e, principalmente, canais do YouTube. Abaixo, listamos alguns para você acompanhar:

1- O Canaltech é um canal mais geral, focado em notícias de tecnologia como um todo. Ele visa apresentar e sintetizar as principais novidades e tendências em tech.

2- No canal da Rocketseat é possível encontrar diversos tutoriais de programação, dicas de boas práticas, instruções gerais e informações diversas.

3- Computerphile é um famoso canal britânico, focado na divulgação de temas relacionados a ciências da computação, tecnologia e programação.

Outra boa alternativa é seguir os influenciadores e experts da área. Esses profissionais,  geralmente, são professores e analistas com capacidade de oferecer insights  importantes. O que, certamente, fará você se destacar em qualquer oportunidade.

Boa sorte e sucesso!