Blog do GB

O que você precisa saber sobre Gestão Ágil no desenvolvimento de produtos digitais

19 de novembro de 2020

Se você já teve algum contato com a área tech, então provavelmente já escutou o termo metodologias ágeis por aí. Esse termo refere-se a um conjunto de práticas que ajudam a diminuir os erros e realizar os processos com mais eficiência e qualidade.

Hoje, no entanto, nós vamos falar sobre os benefícios da Gestão Ágil no desenvolvimento de produtos digitais, uma das especialidades dos nosso time.

Mas, antes, o que é Gestão Ágil?

A primeira coisa que temos que ter em mente é que agilidade, dentro de tecnologia, não tem ligação apenas com velocidade, mas também com  flexibilidade e adaptação.

Em meados dos anos 2000, por exemplo, alguns dos mais renomados profissionais de tecnologia se reuniram para discutir o futuro da área. Eles acreditavam que o desenvolvimento de sistemas, naquela época, era algo extremamente burocrático, engessado, tradicionalista e que entregava pouco ou nenhum valor para os clientes. 

E foi dessa, por assim dizer, “reunião” que nasceu o Manifesto Ágil, um documento que abriga os quatro valores responsáveis por basear as metodologias ágeis:

  1. Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  2. Softwares em funcionamento mais do que documentação abrangente;
  3. Colaboração com cliente mais do que negociação de contrato;
  4. Resposta as mudanças mais do que seguir um plano.

Ou seja, esse manifesto apresentou uma grande mudança cultural no mundo do desenvolvimento. E, até hoje, é o responsável por guiar o mindset dos agilistas.

Por isso, uma das mudanças da Gestão Ágil é a abordagem que propõe a divisão do projeto em etapas menores, para que assim seja mais fácil mudar a rota, corrigir os erros e aplicar mudanças sem comprometer, no entanto, a qualidade e o prazo das entregas.

Para isso, as empresas se utilizam do chamado MVP (ou Produto Mínimo Viável) que é, basicamente, um protótipo lançado ao mercado antes mesmo da sua finalização, para que seja possível começar a testar o produto diretamente com os consumidores e, deste modo, coletar insights e feedbacks que possam trazer mais valor a aquele serviço.

Isso também permite que o time de produtos ou de tecnologia possa ir melhorando a funcionalidade a partir das necessidades ou das sugestões dos próprios clientes.

E é, por isso, que a Gestão Ágil é tão utilizada na criação e no desenvolvimento de produtos digitais, que possam oferecer mais qualidade e benefícios ao mercado.

E quais são os benefícios para o desenvolvimento de produtos digitais?

Bom, os benefícios da Gestão Ágil são muitos, entre eles podemos citar:

  1. Qualidade e escalabilidade 

De forma geral, podemos dizer que o principal objetivo da Gestão Ágil, seja no desenvolvimento de produtos digitais ou não, é entregar um resultado que atenda as expectativas do cliente ou que, pelo menos, chegue bem perto do que ele deseja.

Isso explica porque algumas metodologias ágeis, como o Scrum e o Lean, prezam pela aproximação e a participação direta do cliente nas etapas de execução de um projeto.

Afinal de contas, quando trabalhamos juntos, trabalhamos melhor, não é mesmo?

  1. Flexibilidade e adaptação

Ao dividir o projeto em pequenas etapas (ou sprints), a Gestão Ágil garante que o time conseguirá responder rapidamente e, de forma flexível, às mudanças.

Isso porque ela já prevê que os processos precisarão passar por alterações. Ou seja, ao invés de pensarmos em um produto digital ideal, o que demandaria mais tempo, pensamos em pequenas divisões, que servem para direcionar a criação deste produto e, depois disso, o próprio squad passa a ser responsável por evoluir suas características.

  1. Entregas constantes

Por fim, mas não menos importante, a Gestão Ágil trabalha com ciclos de entregas menores. Isso porque ela não se preocupa em entregar um produto digital completamente pronto, mas sim, alguns protótipos que podem ser testados pelos próprios consumidores.

Assim, fica muito mais fácil coletar feedbacks e minimizar os erros. O que também permite que time trabalhe constantemente em ajustes, adequações e melhorias.
Além disso, trabalhar com produtos digitais exige soluções inovadoras, pensamento crítico e respostas rápidas. E a Gestão Ágil proporciona, justamente, esse cenário de transformação constante e adaptação às diferentes etapas do projeto.

Quer ficar por dentro de conteúdos do nosso time de tech? Então acesse nosso medium.