Blog do GB

Como é iniciar a carreira no GB

15 de setembro de 2020

Por Joceane Fernandes

Logo que entrei na universidade e comecei a me envolver mais com meu curso descobri que o Grupo Boticário era o ideal de empresa para muitos de meus colegas. Como nasci em uma cidade longe de Curitiba nunca tinha imaginado a possibilidade de trabalhar no GB, apesar de ter como referência as lojas do grupo para comprar meus produtos, não imagina o quão grande a empresa era e o quanto ela tinha de influência na indústria de perfumaria e cosméticos brasileira.

Quando enfim o período de estágio chegou, decidi me inscrever no processo seletivo do Grupo. Após a última etapa do processo, entendi o porquê de tantos colegas quererem trabalhar aqui e tive a certeza de que era nesta empresa que eu queria iniciar a minha carreira. O sentimento de que eu pertencia à empresa e a identificação com a cultura e pessoas não passou despercebido e para a minha sorte, recebi a ligação que tanto queria dizendo que fui aprovada para a vaga optada. A partir desse dia iniciou-se um processo de evolução pessoal e profissional que eu jamais poderia imaginar.

Nos primeiros dias de estágio, tivemos a oportunidade de participar de integrações com diferentes áreas e unidades da empresa, fiquei muito surpresa ao descobrir que além de O Boticário, o Grupo era responsável pelas marcas de Eudora, quem disse, berecine?, Beautybox, Vult, Multi B e também da plataforma Beleza na Web. Essas integrações tiveram grande impacto para a nossa iniciação, pois nos fez entender e cultivar o sentimento de donos, nos envolveu com todo o processo e nos mostrou a grandiosidade do GB. Além disso, a integração com os outros estagiários nos possibilitou criar vínculos e percebemos desde cedo que nutrir relações é essencial, hoje conseguimos trocar experiências e desenvolver atividades para sermos protagonistas da nossa história aqui dentro.

Durante a inserção na coordenação de Gestão de Estoques, dentro de Supply Chain, também tive uma integração com todas as equipes da minha diretoria, como Gestão de Atendimento, Abastecimento, Gestão de Ordem de Compras de Materiais, Melhoria Contínua e várias outras coordenações, além da integração com as pessoas da minha equipe. Mais uma vez, tive a oportunidade de entender o tamanho e importância do GB e pude conhecer a fundo cada pedacinho do processo. Nos primeiros meses ganhei um foco de atenção e suporte de todos os colegas, que continuavam a me introduzir na área e me ajudavam com ferramentas necessárias as minhas entregas do dia-a-dia. Esse foco foi um diferencial para a minha evolução ao longo dos meses, eles me passaram tudo que era necessário, me deram um pouco de si cada dia, para então, deixar eu andar com minhas próprias pernas. É aqui que você percebe o quanto se é preservado o trabalho em equipe e o bom relacionamento entre os colegas, isso faz uma diferença positiva muito grande ao final de cada dia trabalhado.

Com o passar dos meses meus desafios, entregas e responsabilidades foram aumentando e eu fui entendendo melhor a minha importância, me tornando uma peça chave para apoio da minha equipe. Esses desafios me desenvolveram de forma a pensar que eu já não era uma estagiária e tinha me tornado uma engenheira. Através do protagonismo em minhas atividades (como no momento em que me responsabilizei por toda a gestão do  processo de descartes, criando vínculos mais estratégicos entre as áreas participantes e desenhando um plano para automatizar todos nossos formulários) treinamentos, capacitação e mentoria, consegui adquirir um amadurecimento profissional e pessoal durante minha jornada que são imensuráveis, hoje tenho muito mais confiança naquilo que faço e na minha própria pessoa.

Falo com plena convicção de que ter iniciado minha carreira no Grupo Boticário foi um diferencial enorme para a minha vida, primeiro por ter a oportunidade de estar em uma empresa que tem um carinho até nos pequenos detalhes, que se preocupa de verdade com os seus funcionários e que tem grande responsabilidade e compromisso com aquilo que entrega para o consumidor. Segundo, por todas as oportunidades de desenvolvimento e crescimento adquiridas aqui, hoje posso ver toda a capacidade que tenho, tudo que posso realizar, me sinto pronta para novos desafios, me sinto muito mais responsável e segura por aquilo que entrego, sinto até mesmo que meu comportamento mudou e que hoje tenho uma postura mais profissional.

O brilho no olho por estar aqui todos os dias é real, você já acorda motivado e feliz por trabalhar onde trabalha e o esforço diário é muito compensador. A vontade de continuar traçando uma carreira aqui no Grupo é gigante e assim espero que aconteça, é por isso que dou um pouquinho a mais de mim todos os dias. Ter a oportunidade de começar a carreira no Grupo Boticário é um diferencial para a vida, por toda a autonomia e protagonismo que a empresa nos dá, por todo apoio e suporte que temos para fazer nosso projeto de estágio e abraçarmos desafios, por nutrimos nossas relações e acreditamos em um crescimento colaborativo, porque eu aprendo todos os dias e sou apoiada por isso.

Enfim, essa empresa é a indicação que dou para todos aqueles que estão começando, é uma oportunidade única e inigualável!